A Secretaria de Saúde de Chã Grande iniciou o agendamento da aplicação da dose de reforço para as pessoas que se enquadram nesta fase da imunização contra o novo coronavírus, determinada pelo Ministério da Saúde. O agendamento deve ser feito nas Unidades Básicas de Saúde, na cidade e zona rural.

A dose de reforço é destinada para idosos acima de 70 anos que tenham tomado a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante anterior, além das pessoas com baixa imunidade descritas pelo Ministério da Saúde, que podem incluir, por exemplo, portadores do vírus HIV, imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco, pacientes em hemodiálise, entre outros.

O imunizante destacado como primeira opção para a aplicação da dose de reforço foi o da AstraZeneca/Oxford. Na ausência desse, também podem ser aplicados o da Pfizer/Biontech e o da Janssen. Apenas a CoronaVac, desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan, ficou de fora das opções de uso.

É necessário apresentar os documentos de identificação pessoal no ato do agendamento. Dependendo da demanda do local, a aplicação pode ocorrer no mesmo dia ou ser marcada para uma data seguinte.

Para idosos com dificuldades de locomoção ou pessoas acamadas, a imunização ocorrerá na própria residência, assim como foi feito durante a aplicação da primeira e segunda dose. Os parentes ou cuidadores dessas pessoas devem se dirigir até a Unidade mais próxima para também realizar o agendamento.