A Secretaria de Saúde de Chã Grande iniciou nesta terça-feira (18), a campanha de vacinação de crianças contra a Covid-19. A ação é realizada no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, através do Plano Nacional de Imunização (PNI), que rege a vacinação em todos os municípios do país.

De acordo com o cronograma, a primeira fase da campanha inclui crianças que apresentam alguns tipos de comorbidades, como doenças neurológicas ou casos de Síndrome de Down ou autismo. A vacinação segue um cadastro prévio enviado pelas Unidades Básicas de Saúde, na cidade e zona rural, que faz o acompanhamento dos moradores de todas as regiões do município através do SUS.

A primeira vacina aplicada beneficiou o pequeno José Vinícius, de seis anos de idade. Dentro do público-alvo dessa primeira fase, para crianças de 5 a 11 anos de idade, Vinícius não sentiu nenhuma dificuldade na hora de tomar sua dose de esperança.

Segundo a Secretaria de Saúde, com a chegada de novas doses, outras crianças dentro da faixa etária da campanha também serão chamadas para a aplicação da vacina, que é do tipo pediátrica da Pfizer, com intervalo de três meses entre a primeira e segunda dose.

Para ter acesso ao imunizante, é necessário que as crianças compareçam ao local de vacinação acompanhadas dos pais ou responsáveis, e apresentem documentos de identificação pessoal (caso possuam), além do cartão do SUS.