Nossa Vitória

A Festa do Padroeiro Santo Antão completa 397 edições em 2022, e neste ano, a festividade conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa (Seculte) da Prefeitura da Vitória. A programação religiosa, assim como a cultural, já foi lançada pela paróquia e ocorre entre os dias 8 e 17 de janeiro, celebrando o tema “Assim como Santo Antão, busquemos o pão da vida eterna”, em referência ao Congresso Eucarístico do Brasil, que acontece no final deste ano.

“É uma tradição de nossa cidade que não poderia ficar de fora do nosso radar. A Seculte vem trabalhando por todas as áreas artísticas e nada seria melhor do que iniciar o ano celebrando Santo Antão. Todas as noites, teremos shows no palco da praça para alegrar ao público que for prestigiar o evento”, salientou Demétrius Lisboa, secretário de Cultura, Turismo e Economia Criativa.

O novenário de Santo Antão celebra a vitória sobre a pandemia e comemora os 40 anos de ordenação sacerdotal do Padre Héctor Ruiz. A festa também marca a despedida dos sacerdotes Monsenhor Maurício Diniz, Francisco de Assis, e do próprio Héctor, os quais serão transferidos para outras comunidades católicas.  A procissão sai às ruas no dia 17, após a missa de encerramento, às 17h, com as imagens do padroeiro local e de São Sebastião.

“São nove dias de festa para a família, para manter uma tradição que já vem sendo cultivada pelos nossos antepassados e que deve ser seguida por mais centenas de anos. A festividade do padroeiro Santo Antão nos traz uma sensação que só quem é vitoriense sente, pois está no sangue, e por isso, toda a nossa sociedade deve participar”, destacou o prefeito Paulo Roberto.

Confira abaixo a programação litúrgica a cultural

08 DE JANEIRO, SÁBADO | ABERTURA DA FESTA

Noite Patrocinada Pelos Juízes das Bandeiras de Santo Antão (Equipe de Eventos) e São Sebastião (Grupo da Mãe Rainha). Celebrante: Dom José Ruy Gonçalves O.F.M. Cap. Bispo de Caruaru. Gesto Concreto Açúcar.

09 DE JANEIRO, DOMINGO

6h30 – Santa Missa.

Noite Patrocinada pela pastoral da juventude, Grupo Jovem estamos em obra, EJC (Encontro de Jovens com Cristo) e EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo). Celebrante: Pe. Francisco de Assis Alves, Vigário Paroquial da Paróquia de Santo Antão. Gesto Concreto Arroz.

10 DE JANEIRO,  SEGUNDA

AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 40 ANOS DE SACERDÓCIO DO PE. HÉCTOR

Noite Patrocinada pela Legião de Maria, Comunidade Nossa Senhora da Conceição (UNIFACOL), pelas irmãs do Colégio Nossa Senhora da Graça e Pastoral do dízimo. Celebrante: Pe. Héctor, Vigário Paroquial da Paróquia de Santo Antão. Gesto Concreto Café.

11 DE JANEIRO, TERÇA

Noite patrocinada pelo Terço dos homens, Grupo de Intercessores da Crisma, Pastorais Catequéticas (Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma), AMA (Associação Maria Amélia), Comunidade Nossa Senhora das Dores e Fraternidade Católica Semente de Vida. Celebrante: Pe. Rafael, Vigário da Paróquia São João Batista, Pirituba, Vitória-PE. Gesto Concreto Feijão.

 12 DE JANEIRO,  QUARTA

Noite Patrocinada pela Equipe de Liturgia, Leitores, Cantores, Tecladistas, Pastoral Carcerária, Comunidades São João Batista e São Bento. Celebrante Pe.  Francisco de Assis Silva, OMI, Pároco da Paróquia N. S. Aparecida, Bela Vista, Vitória-PE. Gesto Concreto Fubá.

13 DE JANEIRO, QUINTA

Noite Patrocinada pela Pastoral Familiar, ECC, Comunidade de Nossa Senhora da Conceição e Coroinhas. Celebrante: Pe. Sérgio Pereira, nomeado Pároco da Paróquia do Livramento, Vitória-PE. Gesto Concreto Leite em pó.

14 DE JANEIRO,  SEXTA

Noite Patrocinada pelo Apostolado da Oração, Senhoras de Caridade, Comunidades Santa Cruz e Santa Terezinha, Movimento da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima e Apostolado do Oratório. Celebrante: Dom André, O.S.B. Mosteiro de São Bento de Olinda. Gesto Concreto Macarrão.

15 DE JANEIRO,  SÁBADO

Noite Patrocinada pelo movimento Serra, Conselho Pastoral Paroquial, Comunidade São Vicente de Paulo, PASCOM (Pastoral da Comunicação), Grupo Bom Samaritano e Pastoral da Criança. Celebrante: Dom Luiz. O.S.B., Abade do Mosteiro de São Bento de Olinda. Gesto Concreto Margarina.

16 DE JANEIRO,  DOMINGO

6h30 – Santa Missa.

9h – Missa patrocinada pelas Comunidades Rurais da Paróquia (Boa Sorte, Galiléia e Una). Noite Patrocinada pelas Irmãs Servas da Caridade, Capela Nossa Senhora de Fátima, Grupo irmã Izabel, Voluntários da Casa dos Pobres, Igreja do Rosário e ação de graças pelos benfeitores e falecidos. Celebrante: Dom Severino Batista de França, Bispo Emérito de Nazaré da Mata-PE. Gesto Concreto Óleo.

17 DE JANEIRO

SOLENIDADE DO GLORIOSO SANTO ANTÃO ABADE

10h Solene Concelebração Eucarística presidida por Dom Antônio Fernando Saburido, Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife. Com a participação dos juízes da Festa Ministros Extraordinários da Santa Comunhão. 17h Santa Missa de Encerramento da Festa presidida pelo Pe. Mateus, Pároco da Paróquia N. S. das Graças, Curado, Recife-PE. Após a Missa, procissão com as imagens dos Gloriosos Santo Antão e São Sebastião, percorrendo as principais ruas da cidade.

SHOWS:

08/01 – Orquestra Cemuvi/Nildo Ventura e Banda

09/01 – Bruno Barros / Banda Sétima Dose

10/01 – Taty Medeiros / Samba das Antigas

11/01 – João Caverna e Edilma / Jorge Neto

12/01 – Zezé do Forró/ Júnior Moura & Laboratório 6

13/01 – Pombinho do Acordeon / Victor Lins

14/01 – Ministério Assim Que Louvo / Embaixadoras do Brega

15/01 – Quinteto Dourado/Silvinho Cavalcanti e Banda

16/01 – Rick Anjo/Forrozão Raylux

17/01 – Ministério Resgate/Orquestra Avalovara

Por Nossa Vitória