A tradicional festa religiosa de São Sebastião, a mais antiga a ser realizada em Chã Grande, já tem data definida para a edição deste ano. A Paróquia de São José divulgou nas redes sociais que a celebração ocorrerá entre os dias 14 e 23 de janeiro. Os detalhes da programação ainda não foram divulgados pela Paróquia chã-grandense.

A expectativa é de que no dia 14, que marca a abertura, ocorra a procissão da bandeira de São Sebastião, quando o estandarte do santo, considerado como co-padroeiro de Chã Grande, desse ser levado até a Igreja Matriz, onde será erguido, permanecendo no alto durante a programação do novenário.

Por nove dias, os fiéis devem se reunir no templo matriz, no Centro da cidade, para celebrar a festa do santo, conhecido na Igreja Católica como protetor contra as pestes, e que tem uma ligação histórica com Chã Grande, já que o município, ainda distrito de Gravatá, sofreu com um surto de peste bubônica, vitimando moradores do local. Foi através de uma promessa que os fiéis passaram então a celebrar a data de São Sebastião com festejos.

Dando sequência à programação, o dia 23 será dedicado à procissão com a imagem de São Sebastião. Ainda não foi divulgado se o cortejo contará com a presença de fiéis ou será realizado como no ano passado, apenas com a imagem percorrendo toda a cidade em carro aberto.

Os detalhes da festa religiosa de São Sebastião, que abre também o calendário católico em Chã Grande, deverão ser divulgados nos próximos dias pela Paróquia de São José.