Foto: Nilson Silva / Secom

A cidade de Gravatá parou, no final da tarde desta quarta-feira (05), para ver a chegada e a instalação dos três vagões que foram doados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU ao município.

Os equipamentos foram colocados nos trilhos que ficam na antiga estação ferroviária da cidade e foi preciso uma grandiosa operação logística para que isso pudesse acontecer de forma segura e menos demorada.

Foram necessários três caminhões e dois guindastes para o transporte dos vagões e auxílio na colocação deles nos trilhos, além de uma retroescavadeira da prefeitura. 

Além dos moradores, o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Júnior Darita, acompanhou todo o procedimento de perto. 

Ele explicou que “no Plano de Governo do prefeito Joselito a gente fala em incentivo ao turismo e à cultura. Nada melhor do que uma ação relacionada com o passeio de trem que une as duas coisas. Todos sabem que existe um projeto de passeio ferroviário na Serra das Russas e esse é apenas mais um passo. A CBTU fez a doação dos vagões e aproveito para agradecer ao presidente nacional, José Marques, e a Carlos Ferreira, que é o superintendente estadual, que foram partícipes ativos nessa doação e também fizeram a doação do transporte. Recebemos esses vagões gratuitamente do Governo Federal”.

Júnior Darita falou dos planos para os vagões. “No primeiro momento, eles vão ficar estáticos e terão utilização turístico-cultural. No segundo momento, quando houver a revitalização da linha ferroviária, após o processo de concessão, que são passos que têm que ser dados,  o passeio deve acontecer primeiro apenas no trecho da Serra das Russas. Após o túnel 14, existe uma área onde tem a possibilidade de construir uma estação de trem, um hotel, um restaurante e um museu ferroviário. Os vagões estão instalados aqui próximo à estação ferroviária porque é inerente vir para cá. Nosso projeto é que eles façam parte, no futuro, de um passeio na Serra das Russas e enquanto isso não acontece, eles vão ter utilização relacionada com turismo e com a cultura, porque Gravatá está intrinsecamente relacionada com a linha do trem”, falou. 

No momento da chegada dos vagões, a Guarda Civil Municipal de Gravatá e o Departamento Municipal de Trânsito e Transportes isolaram a área para garantir a segurança no procedimento e orientavam os motoristas que trafegavam pelo local.