Na manhã desta quarta-feira (5), o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) realizou um protesto no Marco Zero de Caruaru, no agreste de Pernambuco. No ato, cruzes foram colocadas no chão, chamando a atenção de quem passava pela área, na maior cidade do interior pernambucano.

Segundo o Sinpol-PE, a mobilização teve como objetivo denunciar a falta de estruturas das delegacias de Polícia Civil em Pernambuco. O Sindicato culpa esse fator como causador de mortes por Covid-19 em mais de 130 policiais civis, que estavam em trabalho durante o auge da pandemia.

Desde o dia 29 de dezembro, os policiais civis de Pernambuco estão em estado de greve, cobrando do Governo melhores condições de trabalho. Ainda no dia 31, um protesto similar foi realizado na Praia de Boa Viagem, no Recife. O objetivo da corporação é levar os protestos a todas as regiões do estado.

“Com esses protestos, vamos tentar mostrar a toda a sociedade o número alarmante de homicídios no nosso estado. As cruzes simbolizam cada vida perdida. Lembramos que os Policiais Civis estão numa operação padrão, a qual houve a entrega dos PJES. Com isso, os policiais da linha de investigação tiveram que ser retirados das ruas para suprir a carência da permanência nas delegacias, ou seja, as investigações dos homicídios estão paradas e as em andamento prejudicadas”, disse o Sindicato através de uma nota.