Anunciado em 2021, o concurso da Secretaria Estadual da Educação (SEE) terá o edital divulgado no final de março. A informação foi dada pela deputada Teresa Leitão (PT) durante entrevista à Rádio Mais Vida FM, na última segunda-feira (31.01), e compartilhado nas redes sociais da parlamentar.

De acordo com a petista, o processo seletivo será para todas as áreas do magistério e para outros cargos da Educação, “a exemplo dos analistas educacionais e assistentes administrativos educacionais (…) O que o secretário me falou é que o edital sai no final de março”.

Ainda segundo a deputada estadual, o quantitativo de vagas oferecidas neste certame é de 3.400, maior do que as oportunidades do último concurso realizado em 2016, destinado apenas para a área de exatas. “Há uma necessidade visível para a realização de concurso público no Estado. Este concurso foi anunciado levando em consideração esse lapso de tempo, o aumento da necessidade do Estado convocar contratos temporários, que são selecionados, mas que têm um vínculo precário”, ressaltou.

MAGISTÉRIO

Em seu primeiro discurso do ano, na última quarta-feira  (02.02), a deputada Teresa Leitão defendeu que o Governo do Estado e prefeituras atendam à Lei do Piso do Magistério e implementem o reajuste de 33,24% no piso salarial da categoria. Mas não apenas: para a deputada, “o desafio de Pernambuco é implantar o Piso com repercussão na carreira”.

A Lei do Piso do Magistério determina o reajuste de 33,24% no salário-mínimo do professor da educação básica (que passou a ser R$ 3.845,63). Mas esse reajuste não alcança quem recebe valores brutos maiores que R$ 3.845,63. Assim, a proposta defendida pela deputada e pelo Sintepe prevê um reajuste em todos os níveis da carreira, beneficiando inclusive os aposentados. Essa proposta já está sendo negociada entre governo e sindicato.

A Voz da Vitória