A prestação de contas do exercício de 2017, da atual gestão do prefeito, Diogo Alexandre (Avante), passarão por votação nesta quarta-feira (2), na Câmara de Vereadores do município. A sessão ordinária, que deve ter apenas a votação das contas como pauta, terá início às 20h, podendo ser acompanhada também pela população chã-grandense no auditório da Casa Paulo Viana de Queiroz ou pelas redes sociais.

Os vereadores votarão o relatório prévio oriundo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), que ainda no ano passado enviou para a casa legislativa a prestação de contas do executivo municipal com a recomendação pela aprovação por parte dos parlamentares. Os trâmites fazem parte da legislação sobre votações de prestações de contas.

Com o parecer prévio pela aprovação, os vereadores irão votar sim ou não pela aprovação. Caso rejeitem os argumentos do TCE-PE, os parlamentares precisarão também sustentar seus votos de forma escrita, informando os motivos para a reprovação, de acordo com um período estabelecido pela mesa diretora da Casa, já que a ata da reunião deve ser remetida ao TCE-PE para a emissão do parecer final do órgão.

Para a reprovação das contas, indo de encontro ao que recomendou o Tribunal de Contas, será necessário 2/3 dos votos dos vereadores, o que significa oito votos. Para a aprovação basta a maioria simples.

Atualmente, a Câmara de Vereadores de Chã Grande é composta por 11 parlamentares, divididos entre cinco partidos políticos representados. Desses, nove fazem parte da bancada de situação, enquanto dois estão na de oposição. A expectativa é de que a aprovação das contas ocorra de forma tranquila, seguindo o que diz o TCE-PE.