A cidade de Chã Grande já contabiliza três assassinatos neste ano de 2022, com a última ocorrência nesta terça-feira (15), quando uma mulher, conhecida como Nadja Maria, de 28 anos, foi morta a tiros no Bairro Morada Nova, área urbana da cidade. Segundo informações, ela se dirigia ao trabalho, quando foi abordada por dois homens em uma motocicleta. Com a morte de ontem, o município chegou a uma média de um assassinato a cada 15 dias.

Esse caso se junta a outros dois ocorridos este ano. O primeiro no Bairro Morada Nova, que vitimou fatalmente um homem, após sofrer golpes de faca. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, mas acabou não resistindo aos ferimentos. Já o segundo ocorreu na Rua Tiago Barbosa Soares, numa área próxima ao Centro de Convivência de Idosos (CCI). Na ocasião, um homem conhecido como Zé Dias foi alvejado por disparos de arma de fogo.

No ano passado, quando 14 pessoas foram mortas em Chã Grande, a média foi de um assassinato a cada 26 dias. Os números foram elevados, apesar de Pernambuco registrar uma queda nos registros de assassinatos, segundo o Governo do Estado, deixando os registros como recordes para a cidade.

Todos os casos estão sob investigação da Delegacia de Polícia Civil de Chã Grande, que é comandada pelo delegado Paulo Lapenda, ex-vereador da cidade. Ainda no início do ano, em entrevista ao Jornal do Commercio, o experiente delegado disse ser possível apontar alguns direcionamentos nas investigações das mortes ocorridas no ano passado.

Ainda em 2016, o município de Chã Grande ganhou espaço nos noticiários policiais após a divulgação de uma suposta lista da morte, que foi exposta na entrada do cemitério da cidade. Curiosamente, dezenas de pessoas que constavam na lista já foram mortas.