Assim como ocorreu no ano passado, o período do Carnaval este ano também não deverá ter festas, sejam elas de rua ou em locais fechados. A determinação parte do Governo do Estado, com orientação da Secretaria de Saúde, em virtude ainda da pandemia do novo coronavírus. O Ministério Público de Pernambuco também recomendou aos municípios que fiscalizem a obediência da determinação.

A proibição de festas no período carnavalesco entra em vigor nesta sexta-feira (25), data em que tradicionalmente já se festejava o Carnaval, principalmente nas cidades com maior tradição das folias momescas. A determinação segue até o dia primeiro, conhecido como Terça de Carnaval.

Segundo o Governo do Estado, o objetivo da proibição é evitar que as pessoas se reúnam neste período, colocando em risco toda a mobilização contra a Covid-19 em Pernambuco, que no início do ano viu um aumento nos casos positivos em virtude do avanço da variante ômicron.

A Secretaria de Saúde de Chã Grande reforçou a informação. No município, apesar de não ser uma festa de grandes proporções, o Carnaval conta com aglomeração de pessoas, como visto em anos anteriores, com blocos carnavalescos em diversos pontos da cidade, como na área central, na Camela, Vila de Santa Luzia e na zona rural.

A proibição se estende a todas as aglomerações de pessoas, independentemente da quantidade de público. Estão proibidos shows, festas, eventos e similares, em ambientes abertos, como praças, por exemplo, ou fechados, como clubes e locais de recreação.