Arquivo / Agência Brasil

com informações do Brasil61
A taxa de incidência de dengue na região da Vitória de Santo Antão, na Mata Sul pernambucana, ou seja a quantidade de pessoas com a doença a cada 100 mil habitantes, é uma das mais altas do País. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a zika e a chikungunya.

O gestor de comunicação, Márcio Dibier, contraiu a dengue e conta que precisou se afastar do trabalho.  “Fiz o tratamento à base de muita água e não foi necessário tomar remédio, bastou repouso e como disse, muita água. Depois de quase dez dias que passei afastado das minhas atividades profissionais já pude voltar ao batente.”

Casos de dengue na região já ultrapassam os mil registros. O município da Vitória de Santo Antão sinalizou 1.069 casos de dengue, 492 casos de zika e 52 de chikungunya. Dois municípios da região estão com índices de incidência considerados altos. Os registros são do Ministério da Saúde (MS).

Foram 3.506 casos de dengue registrados na região da Mata Setentrional pernambucana. Já os casos de zika ultrapassam os 2.600. Os municípios com os maiores índices são Goiana e Buenos Aires.

O coordenador-geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, Cássio Peterka, explica que, hoje, mais de 70% dos casos de dengue se concentram em menos de 200 municípios do País. Mas ele lembra que isso não quer dizer que as cidades próximas não devam se preocupar.  “O vírus da dengue tem um potencial de distribuição geográfica muito rápido e muito grande, tanto que se a gente pegar regiões onde a gente tem uma baixa transmissão que sejam contíguas, principalmente regiões metropolitanas, regiões vizinhas, a gente vê essa expansão muito rápida. Porque a gente tem o vetor. O vetor estando presente, isso faz com que a gente tenha uma maior transmissão e as pessoas infectadas transitam por essas regiões.”

Cuidados necessários 
Devido às altas temperaturas e às chuvas abundantes, o verão é o período do ano em que os ovos eclodem e acarretam o aumento de infecção por dengue, chikungunya e zika. Por isso, fique atento às dicas para evitar a proliferação do mosquito:

  1. Vire garrafas, baldes e vasilhas para não acumularem água.
  2. Coloque areia nos pratos e vasos de plantas.
  3. Feche bem os sacos e lixo.
  4. Guarde os pneus em locais cobertos.
  5. Tampe bem a caixa-d´água.
  6. Limpe as calhas.
    Para o combate é necessário unir esforços com a sociedade para eliminar a possibilidade de locais que possam acumular água.