O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), realizou, a primeira reunião com a rede municipal de Gravatá para a criação do projeto Elos de Convivência com Elas, encabeçado pelo Núcleo de Apoio à Mulher (NAM). A iniciativa surgiu em razão dos altos índices de violência contra a mulher e tem como objetivo a criação de grupos reflexivos para agressores, sendo Gravatá o município piloto do projeto no MPPE.

A coordenadora do NAM, promotora de Justiça Bianca Stella, explica a importância do planejamento. “É importante tratar da população masculina nesses grupos reflexivos. Nosso objetivo é que os agressores tenham medidas protetivas pela Justiça e passem a refletir, evitando reiteração de condutas e atos criminosos. Precisamos chamar atenção para o aspecto que, hoje, a mulher é um agente ativo de transformação social. Nesse contexto, ela tem uma expressividade e um protagonismo que o homem precisa conviver e mudar essa herança cultural estrutural de um machismo que é discriminatório. Ele só traz sofrimento, discriminação e objetificação do corpo. Deve-se tratar a mulher como ser igual, que é passível de parceria e evolução”, afirma Bianca Stella.

Estiveram presentes na reunião para dialogar sobre as tratativas de implementação, as promotoras de Justiça Fernanda Nóbrega e Maria Cecília Tertuliano; a secretária da Mulher, Ester Gomes; as psicólogas Karla Santos e Juliana Vieira; e a assessora-técnica Amanda Carvalho. Na ocasião, foram realizados ajustes quanto à equipe que executará o projeto.

A Voz da Vitória