Foto: Rafael Vieira / FPF

 


A primeira fase do Campeonato Pernambucano 2022 terminou nesta quarta-feira (16), com a realização das últimas cinco partidas da competição, incluindo o Clássico das Emoções. Seis equipes seguem agora na disputa do título, enquanto outras quatro vão lutar contra o rebaixamento para a Série A2.

No Sertão de Pernambuco, duas partidas. Em casa, o Salgueiro empatou em 2 a 2 com o Retrô, no Cornélio de Barros. Já em Afogados da Ingazeira, o time mandante recebeu o Sete de Setembro, no duelo das equipes que vão ter que brigar contra a queda a partir da segunda fase. O Afogados venceu por 2 a 1.

Em Caruaru, no Agreste pernambucano, o Caruaru City recebeu o Vera Cruz, no Estádio Lacerdão. O placar de 3 a 3 não mudou muita coisa, já que o mandante vai lutar pelo título, enquanto o visitante vai buscar escapar do rebaixamento.

O Íbis jogou na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, diante do Sport. O Pássaro Preto foi goleado por 4 a 0, num duelo sem grandes pretensões, já que ambas as equipes já sabiam seus caminhos para a segunda fase.

No Arruda, Santa e Náutico mediram forças no fechamento da primeira fase. O resultado foi 1 a 1, que deixou o Náutico na segunda posição, garantido para a semifinal da competição, juntamente com o Retrô.

Classificação – O Retrô terminou com 22 pontos na primeira posição, seguido do Náutico, que fez 17. O Santa ficou na terceira posição, também com 17, enquanto o Sport foi o quarto, com 16. Salgueiro, com 15, ficou na quinta, e Caruaru City, com 12, na sexta, fechando a zona de classificação. Afogados, 10, Vera Cruz, seis, íbis, cinco, e Sete de Setembro, zerado, farão o quadrangular do rebaixamento, onde duas equipes seguirão para a Série A2 de 2023.

Sequência – Sport x Salgueiro e Santa Cruz x Caruaru City são os duelos das quartas de finais da competição. Os vencedores dessas partidas encaram nas semifinais Retrô e Náutico.