O abastecimento de água em Chã Grande tem sido um assunto recorrente na Câmara de Vereadores do município. Periodicamente, o tema vem sendo tratado em reuniões na Casa Paulo Viana de Queiroz. Um desses encontros para debater o problema foi realizado nesta sexta-feira (18), que contou com a presença de representantes da Companhia Pernambucana de Saneamento e Abastecimento (Comepsa).

Representando o poder legislativo municipal estiveram presentes os vereadores Jorge Luís (PL), Ninho Mototáxi (PL), Demir (Avante), Inaldo (Avante), Célia de Jaci (Avante), Ninha de Zé Maria (Avante) e Wédson de Biu Beléu (PP). O vice-prefeito de Chã Grande, Sandro Advogado (Avante), também se fez presente. Pelo lado da Compesa, a reunião contou com a presença do gerente regional, Tiago dos Santos, e da coordenadora regional de Gravatá, Natali Barbosa.

A reunião foi iniciada com a apresentação dos principais questionamentos, levantados pela população chã-grandense, sobre os problemas enfrentados no abastecimento hídrico da cidade, operado pela empresa estadual. Em seguida, os representantes da Compesa apresentaram o que está sendo feito para melhorar o abastecimento de água em Chã Grande, bem como os projetos que ainda vão ser implantados na cidade.

Segundo o presidente da Casa, Jorge Luís, a reunião foi proveitosa, mas os questionamentos devem continuar. “Nós recebemos reivindicações da população chã-grandense todos os dias. Então nós vamos continuar em busca de melhorias, procurando a Compesa para nos apresentar o que está sendo feito para melhorar o abastecimento em nossa cidade”, destacou.

Atualmente, o sistema de abastecimento de Chã Grande conta com duas barragens de níveis, sendo elas a Siriquita e Macacos. Ambas não conseguem suprir a necessidade por recursos hídricos nos períodos de estiagem. Por conta disso, o município ainda recebe água da barragem de Amora Grande, na zona rural de Amaraji, através de uma adutora. Outro problema encontrado no abastecimento local é a Estação de Tratamento e Abastecimento, com capacidade inferior ao que se necessita atualmente.

Em visita ao município no ano passado, o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou uma série de serviços de estruturação da ETA de Chã Grande. O projeto segue em fase de licitação. A previsão é de que com o serviço, a capacidade do local seja aumentada.