Representando toda a equipe da Secretaria de Educação, o secretário, Joel Gomes, esteve na última sexta-feira (4), na cidade de Vitória de Santo Antão, participando de uma reunião promovida pela Gerência Regional de Educação da Mata Centro (GRE). Na oportunidade, a pasta recebeu um certificado em reconhecimento pelo desempenho positivo obtido nas provas do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe), do ano passado.

O resultado das escolas municipais em 2021 chamou a atenção. Apesar da modalidade adotada por praticamente todo o ano ter sido o remoto, com a entrega de atividades para os alunos, o desempenho dos estudantes das turmas avaliadas foi positivo. Segundo Joel Gomes, isso demonstra o sucesso dos investimentos para garantir um bom ano letivo, mesmo em meio às incertezas da pandemia.

“Nós tivemos muito trabalho nos últimos dois anos com a pandemia, que mudou até a maneira de ensinar e aprender. E esse resultado positivo obtido no Saepe só nos mostra que estamos no caminho certo, e que o que fizemos lá atrás para garantir que os alunos conseguissem aprender da melhor forma possível surtiu efeito”, destaca.

As provas do Saepe são aplicadas aos alunos de 3º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, em escolas públicas, e 3º ano do ensino médio, também de escolas públicas. Em Chã Grande, alunos das escolas municipais participaram da aplicação no ensino fundamental I e II, enquanto o ensino médio contou com a participação de estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio João Batista de Vasconcelos, da Rede Estadual.