Reprodução / Íbis

 

Não teve jeito. O Vera Cruz, da cidade de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata Sul de Pernambuco, foi rebaixado para a Série A2 estadual. A confirmação veio na tarde desta quarta-feira (23), quando o Galo tricolor perdeu o duelo para o Íbis, na Arena de Pernambuco, pelo placar de 3 a 1. Faltando apenas uma rodada para o fim do quadrangular do rebaixamento, o time vitoriense já não pode acompanhar os adversários.

A vitória do Íbis começou a ser construída logo aos nove minutos do primeiro tempo, com gol de cabeça de Matheusinho. Vitor Leão ampliou ainda aos 45 da primeira etapa para o Pássaro Preto. No segundo tempo, o time visitante fez o terceiro com um minuto, com Paulista. Vinícius Caveira ainda diminuiu para o Vera Cruz aos 30. Mas o gol solitário não evitou a queda, já que Sete de Setembro e Afogados da Ingazeira empataram em 1 a 1, no Lacerdão, em Caruaru. Com o empate, o time sertanejo chegou a quatro pontos, liderando a tabela, mesma pontuação do Íbis.

A última vaga do rebaixamento será definida no domingo (27). Ainda sonhando com a permanência, o Sete de Setembro encara o Vera Cruz na Arena de Pernambuco, às 15h. Já Afogados e Íbis se encaram no Vianão, no mesmo horário.

O Vera Cruz subiu para a elite ainda em 2020, após conquistar a Série A2 pela quarta vez. Em 2021, o time fez uma boa campanha, chegando na segunda fase do Campeonato Pernambucano. Por muito pouco, o Vera Cruz não beliscou uma vaga em competições nacionais.

Este é o segundo rebaixamento de uma equipe vitoriense no Campeonato Pernambucano de forma seguida. No ano passado, após uma campanha pífia, o Vitória foi rebaixado para a Série A2 deste ano. Caso não consiga o acesso, a cidade de Vitória ficará sem representantes na elite estadual.