A escalada da violência continua desafiando as forças de segurança em Pernambuco. E em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, as mortes violentas tiveram um aumento preocupante em fevereiro e coloca em jogo uma estratégia operacional mais eficiente.

Apesar do primeiro mês do ano não registrar aumento e nem redução, a Terra do Monte das Tabocas, que fica distante 51,1km da capital Pernambuco, teve um aumento de 135% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em fevereiro de 2022.

O Blog Nossa Vitória acompanhou as estatísticas criminais e constatou que no ano passado apenas três casos de mortes violentas somaram os dados da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), no entanto, no mesmo período desse ano, foram registrados sete homicídios.

Nos dois primeiros meses do ano [janeiro e fevereiro] 16 casos de episódios violentos letais intencionais já ocorreram e isso deixa em alerta as polícias. O blog também apurou que Vitória foi a cidade com mais crimes violentos na área do 21º Batalhão e da 12ª Delegacia Seccional. Os bairros Dois Terreiros, Maués, Pitada [Água Branca], Loteamento Militina e o Pátio de Eventos Otoni Rodrigues, além do Sítio Galileia, área rural, foram palcos de investidas criminosas. As investigações estão sendo realizadas pela 17ª Delegacia de Polícia de Homicídios, responsável pela área.

O ÚLTIMO HOMICÍDIO

Aconteceu na última quinta-feira (24), por volta das 17h. A vítima foi Kauã Augusto Amorim da Silva que não resistiu aos disparos de arma de fogo na região da cabeça e tórax. Ele caminhava a pé, quando foi surpreendido por uma dupla de moto que se aproximou e atirou. Ele não teve chances de escapar dos suspeitos e tombou em via pública. A polícia não disse o que teria motivado o crime.

REFORÇO POLICIAL

A Polícia Militar lançou, na sede do 4º Batalhão, em Caruaru e na sede do 14º Batalhão, em Serra Talhada, a Operação Patrulha Rural Comunitária, que atenderá as demandas do Agreste, Zona da Mata e Sertão, sendo coordenada pelas Diretorias Integradas do Interior I, que corresponde ao Agreste e Zona da Mata, e a do Interior II, que administra o efetivo lotado no Sertão pernambucano. Vitória de Santo Antão foi uma das cidades que também recebeu o reforço policial e mais de 20 militares chegaram para fazer parte do 21º Batalhão da PM. Duas viaturas serão lançadas na área objetivando proporcionar mais sensação de segurança aos moradores da zona rural, além de prestar apoio aos produtores rurais.  

Nossa Vitória PE