Nesta quarta-feira (18), na data nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, o município de Chã Grande promoveu uma série de ações de conscientização. O foco da campanha local foi no trânsito, buscando espalhar a mensagem através de motoristas e motoqueiros, tanto nas ruas da cidade quanto na Rodovia PE-71.

A data faz menção ao caso da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de apenas oito anos, que em 18 de maio de 1973 foi morta após ter sido violentada por três agressores, que acabaram absolvidos em segunda instância. O caso aconteceu em Vitória, no Espírito Santo. Em 2000, o Congresso Nacional destacou a data como o dia de luta contra a exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Apesar de o calendário destacar a data 18 de maio, a luta é constante, como destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Alexandra Gomes. Segundo a titular da pasta, que coordena a rede de assistência do município, Chã Grande também possui casos do tipo, que por conta da idade das vítimas não podem ser divulgados.

Atualmente, uma maneira segura e eficiente de denunciar situações do tipo é através do Disque 100, uma ligação em que o anonimato do denunciante é mantido.