Na tarde desta quinta-feira (19), a Quadra Poliesportiva José Barbosa Filho, na Escola Municipal João Faustino de Queiroz, recebeu o lançamento do projeto Viva os Rios. Criado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Sustentabilidade, o objetivo é conscientizar a população chã-grandense, principalmente crianças, adolescentes e jovens, sobre a importância dos rios que cortam o município.

O projeto nasceu a partir da proposta da pasta de incentivar o debate entre os estudantes sobre o Rio Ipojuca, que tem o seu dia comemorado em 09 de maio. Nessa data, estudantes de escolas públicas e particulares visitaram o manancial, nas proximidades da ponte que dá acesso às regiões de Macacos, Vertentes, Japaranduba, entre outras, dando um abraço simbólico.

Desde então, o tema foi trabalhado também em sala de aula, com a produção de materiais específicos de como seria possível revitalizar o Ipojuca na visão dos estudantes. Nesta quinta, maquetes, poesias e até literaturas de cordel foram apresentadas.

O secretário, Joseildo Martins, acompanhado do vice-prefeito, Sandro Corrêa, também anunciou a extensão do projeto para atender a outros rios e riachos, como o Mutuns, Macacos e Vertentes, de um total de 12 que deságuam no Ipojuca dentro do município, e que muitos acabam não conhecendo.

O evento desta quinta contou com a participação do Educandário Batista e Escola Nosso Amiguinho (particulares), João Faustino de Queiroz, Sandra Siqueira e 20 de Dezembro (municipais).