Público compareceu em peso para acompanhar as apresentações das escolas Maria Amélia, João Faustino e XV de Março

 

 

A Avenida São José, no Centro de Chã Grande, se transformou em um arraial nesta quarta-feira (29), no dia de São Pedro, que fecha os festejos juninos. Três quadrilhas juninas se apresentaram para o público, que fez questão de comparecer em peso para incentivar a cultura chã-grandense. As apresentações reuniram crianças e adolescentes das escolas municipais Maria Amélia, João Faustino de Queiroz e XV de Março.

A programação de apresentações começou à tarde, com a escola Maria Amélia. Composta por crianças do ensino fundamental I, a Quadrilha Junina Balancear demonstrou sua animação ao se apresentar em praça pública.

  

À noite, a população chã-grandense voltou ao Centro da cidade para acompanhar mais duas apresentações. A primeira delas foi a Quadrilha Junina Eu Sou São João, da João Faustino de Queiroz, sob a coordenação do enfermeiro e coreógrafo Ronaldo Correia. “Eu sou quadrilheiro há 50 anos, tenho o maior prazer, me emociono muito”, destacou Ronaldo. “A                 Quadrilha Eu Sou São João é mais coreografia, e o figurino veio representando o São João dos sonhos”, explicou Ronaldo sobre a escolha do tema.

Ao longo do mês de junho, a quadrilha fez algumas viagens importantes representando tanto a escola quanto a cidade, motivo de orgulho também para os seus integrantes. “Foi maravilhoso, uma experiência maravilhosa, muitas viagens, concursos. A gente faz de tudo para dar um show, para levar o nome de Chã Grande nas outras cidades”, revela José Lucas, de 15 anos, um dos integrantes.

 

A noite ainda reservava uma apresentação especial da Quadrilha Junina Cordel, da XV de Março, que também esteve representando o município em outras cidades. Em Ribeirão, por exemplo, a quadrilha chã-grandense ficou entre as três primeiras colocadas, tendo vencido a categoria de “casal de noivos”. Sob a supervisão do coreógrafo Júlio César, a quadrilha focou em uma síntese da história televisiva “Cordel Encantado” da TV Globo, que narra a história de amor entre Jesuíno e Açucena.

Visivelmente emocionado, Júlio César fez questão de destacar também a superação após dois anos sem eventos juninos. “Pra gente foi uma gratificação muito grande pelo simples fato de nós, artistas, passarmos mais de dois anos distantes dos nossos ‘arraiás’. A gente ta aqui para mostrar a cultura popular, a cultura nordestina, que são as quadrilhas juninas”, comentou.

O público acompanhou com entusiasmo as apresentações. Nem mesmo o frio da noite foi capaz de desanimar quem estava nas calçadas, parabenizando as quadrilhas. “Achei muito bonita, muito bonita mesmo. Gostei demais, sempre acompanho. Valeu apena ta no frio, foi muito bonita”, elogiou a aposentada Severina Joana.

Todas as apresentações fizeram parte de uma programação preparada especialmente pela Secretaria de Educação de Chã Grande. O titular da pasta, Joel Gomes, também foi só elogios ao desempenho das quadrilhas chã-grandenses. “Esse ano, apesar das dificuldades, nós pudemos trazer à praça pública um pouco de tudo que foi vivenciado nesse nosso projeto junino nas escolas municipais. Nossas quadrilhas têm dado um show em toda a região”, destacou Joel. “Hoje foi um momento de mostrar o que foi feito aqui para a população chã-grandense”, finalizou.

Fotos: Ewerson Manuel