Abelha Uruçu Nordetsina - Foto: Revista Têmpera

As abelhas são esses seres encantados que habitam o nosso planeta há milhões de anos.

Como já dizia Albert Einstein: “Se as abelhas desaparecerem da face da terra, os seres humanos terão poucos anos de vida”. A principal função desses animais é polinizar.

Elas são responsáveis por cerca de 80% da produção de alimentos, além desse papel primordial na recuperação de áreas degradadas, acelerando os processos de vida e diversidade.

Rudolf Stenier, grande pensador austríaco, no curso agrícola realizado na Alemanha em 1924 já citava a importância desses seres solares, os múltiplos aspectos dessas pequenas colaboradoras da natureza e do homem, tanto para o equilíbrio ecológico quanto para a alimentação e saúde humanas.

Em virtude de nossa ganancia, reduzimos à função desses animais a produção de mel, mas se observarmos a verdadeira natureza delas veremos que a sua presença nos organismos agrícolas, multiplica a vida e tudo cresce e floresce em progressão geométrica.

Dentre as várias espécies existentes, consideramos as abelhas nativas e sem ferrão, as mais importantes para esse convívio humano e social.

Entrada de uma colmeia de abelhas Uruçu Nordestina - Foto: Revista Têmpera


Além do fato de não oferecerem perigo para outros animais e pessoas, são melhores polinizadoras e por estarem na região desde os primórdios, vindo de nossos ancestrais indígenas, estão ligadas intrinsicamente a essas montanhas do planalto da Borborema, que ligam uma imensa faixa de terra, ligando inclusive alguns estados nordestinos.

Aqui em MahaBhumi, nós criamos as da famíliaUruçu Nordestina, popularmente chamada também de Uruçu Verdadeira ou simplesmente Uruçu. Esse nome vem do Tupi, que significa grande abelha.

 Entre as melíponas, é uma das mais polinizadoras, bem adaptada ao clima e a região, as colmeias contém maior numero de abelhas(cerca de 1.200 abelhas por colmeia)  e têm maior facilidade de manejo.

A função delas aqui é polinizar, sendo diretamente responsáveis pelo reflorestamento de nossa área e também por acelerar essa recuperação da paisagem do entorno, por que em busca de alimento, esses pequenos animais voam até 3 km e cumprem mais esse papel social da boa vizinhança.

Meliponário em Mahabhumi

Outro aspecto importante é a função pedagógica. Através delas, oferecemos a oportunidade a crianças e jovens que chegam até MahaBhumi, vindas de escolas, universidades, de estabelecermos uma convivência pacífica e harmoniosa com a natureza, porque é perceptível que quando cuidamos das abelhas, passamos a plantar flores, e ao plantarmos flores e nossa e a vida de todos os seres se torna mais bela e integrada com a natureza.Então, se nós enquanto seres sensientes copiássemos a vida das abelhas, oferecendo sempre o melhor de nós ao outro, desde as pessoas mais próximas, que são nossa família, passando pelos nossos vizinhos, nosso bairro, nossa cidade, e finalmente o planeta como um todo, incluindo ai, todos os seres – animais vegetais estaríamos todos sendo HUMANOS POLINIZADORES e todo o planeta se tornaria um lugar melhor para o presente, mas também para o futuro.

Tenham todas(o) uma feliz semana, buscando sempre ações conscientes que tornem a vida mais simples para quem vier depois de nós!

MahaBhumi, 09.07.2022 (Valter França).