Mahabhumi é um projeto de reeducação para o futuro, um espaço inspirador de pesquisas e experiências em sustentabilidadee espiritualidade, localizado na região serrana de Chã Grande-PE.
Somos um laboratório vivo de permacultura, agroecologia, agricultura orgânica e biodinâmica, construção natural, alimentação consciente, yoga & ayurverda.
Nosso propósito é aproximar o convívio de todos os seres à sua natureza essencial. Compartilhamos e resgatamos saberes ancestrais em busca de uma perspectiva humana mais abundante e justa, que esteja conectada ao sonho da terra.

  AGRICULTURA E REFLORESTAMENTO    Nossa intenção é criar um espaço de aprendizagem espontâneo, que as pessoas possam ter como inspiração para os seus projetos pessoais. Para que isso seja possível, temos realizado diversas intervenções em nossa área para a recuperação do solo e da mata nativa. Plantamos alimentos para a nossa subsistência enquanto criamos e preservamos os sistemas e ciclos naturais, cuidando da terra e de todos os seres que coabitam nela.Somos uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).O que é uma RPPN:é uma categoria de unidade de conservação definida em Lei, cujo objetivo é expandir áreas de preservação ambiental em propriedades particulares. Ou seja, desde quem chegamos aqui, assumimos o compromisso com a conservação da natureza.
 TECNOLOGIAS SOCIAIS SUSTENTÁVEIS 



- Comunidades que Sustentam a Agricultura: É um movimento mundial de agricultura orgânica e sustentável, onde um grupo de pessoas que reside na zona urbana, sustenta economicamente uma ou mais família da zona rural, que trabalham num mesmo local, que chamamos de organismo agrícola, por pelo menos 12 meses seguidos, e em troca passa a colher a cada semana, alimentos de verdade. Aqui em Pernambuco somos seis pequenas CSAs e essa coordenação regional é feita por MahaBhumi.
         - Construções Naturais: aqui, utilizamos a própria terra onde pisamos como material base para execução de variadas técnicas de bioconstrução. Temos estruturas feitas com varias delas aqui:o hiperadobe, a taipa de pilão, o tijolo cru (adobe), o tijolo prensado (solo cimento), ferrocimento, cordwood, pedras do local, telhados recíprocos. Além disso, buscamos reutilizar materiais descartados (como vidros, carrocerias de caminhões antigos, madeira de pallet etc.), matéria-prima disponível na região (como madeiras verdes de  árvores como Sabiá, Jurema e Bambu) e materiais reciclados das indústrias (como telha ecológica de resíduo de petróleo, compensados de madeira prensada, forros e pisos de OSB).

- Energia Solar: Estamos implantando sistema de energia solar fotovoltaica off gride (com armazenamento em baterias estacionarias) para captação de água e acender Lâmpadas LED, gerando autonomia, mesmo diante da falta de energia elétrica da rede.Além disso, nossos chuveiros são aquecidos via energia do sol.
       - Uso consciente dos recursos naturais: temos banheiros compostáveis, bacia de evapotranspiração, tratamento das águas servidas através de filtro biológico, caixas d’água de ferrocimento, captação de água da chuva, ciclos de bananeiras, dinamização de águas (pequenos lagos), fogão à lenha.
       - Tecnologias de cultivo e recuperação do solo:  galinheiro compostável; uso do calendário e dos preparados da agricultura biodinâmica; cobertura do solo com materiais verdes e secos, criação de abelhas nativas de uruçú como aliadas na polinização e reflorestamento da área.
        - Saberes e práticas ancestrais: resgate de ferramentas vernaculares como o moinho de pedra para o feitio de cuscuz de milho crioulo para o consumo diário; prensa de massa de mandioca, preservação e utilização de sementes crioulas.



JANELAS

- Visitas Guiadas: Direcionada a famílias e ou pequenos grupos que desejam conhecer nosso projeto, sob agendamento prévio e nesse momento apenas nos finais de semana.

      - Visitas técnicas: Busca conjugar visitas com aprendizagem prática, nas áreas de bioconstrução e agricultura. Direcionada a Estudantes e professores, tanto a nível técnico como no grau universitário.

     - Dia de contato com a natureza: É um dia que abrimos para que pequenos grupos possam desfrutar desse contato com esse ambiente. Nesses dias, oferecemos alimentação saudável, caminhadas e trilhas dentro da mata, práticas de yoga.

- Rotinas de Bem-Estar:É um programa com pensão completa, em que o visitante dorme em nossas construções naturais pelo menos duas noites, com alimentação natural, práticas de yoga e meditação, caminhadas e trilhas, fogueira à noite, visualização do mapa do céu; e troca de saberes ancestrais.

- MahaBhumi Bio:É um programa de assessoria e acompanhamento em sustentabilidade, focado no planejamento e execução de projetos inovadores,onde o cliente terá suporte e orientação para a realização dos seussonhos. Pode incluir capacitação de mão de obra.

 

MahaBhumi, 23 de julho de 2022 (Valter França)