A campanha de vacinação contra a Covid-19 ganhou um novo público-alvo no Brasil, para crianças de três e quatro anos. Em Pernambuco, a Secretaria de Saúde do Estado orientou os municípios a aplicarem a vacina em crianças de quatro anos de idade, em virtude do estoque de vacinas disponíveis para essa fase da campanha. O município de Chã Grande seguiu a determinação estadual e já começou a campanha de vacinação de crianças na faixa etária.

Segundo a Secretaria de Saúde de Chã Grande, a vacinação das crianças de quatro anos só pode ser feita com o imunizante CoronaVac, seguindo a determinação da Anvisa. Recentemente, o órgão regulador autorizou a utilização da vacina para a aplicação em crianças de três e quatro anos no Brasil.

A aplicação da CoronaVac, que em Pernambuco está voltada apenas a crianças de quatro anos de idade, está disponível na ala de vacinação do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, bem como nas Unidades Básicas de Saúde, na cidade e zona rural. Para ter acesso ao imunizante, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis (maiores de idade), com documentos de identificação pessoal como o cartão do SUS e o CPF da criança e o CPF do responsável.

A CoronaVac se classifica como um imunizante com duas aplicações. No público geral, o tempo de intervalo entre as duas doses é de 28 dias.

Foto: Nielson Santos - Arquivo