Ipiranga e Mangueira decidem o Campeonato Chã-grandense neste domingo (31). Em sua 17ª edição, essa será a primeira vez que os dois clubes disputam o título, sendo que ambas participaram do primeiro, disputado ainda em 1979, e até então o único com fórmula de pontos corridos.
No histórico do Campeonato Chã-grandense, resgatado por alguns torcedores, como o ex-vereador Beto Karias e o ex-diretor de esportes Djael Duarte, essa será a 13ª final a ser disputada pelo Ipiranga, sendo a primeira para o Mangueira. Ao todo, o Ipiranga já venceu a competição em 10 oportunidades.
Em 1979, o Ipiranga terminou com dois pontos à frente do Camela, numa competição que não chegou ao fim. Dessa forma, o aurinegro sagrou-se campeão. O bi-campeonato veio em 1985, com a primeira final da história da cidade, contra o Ipiranguinha. Em 1986 deu Bahia, e em 1987 o Camela, ambos contra o Ipiranga.
Após ser vice duas vezes seguidas, o Ipiranga voltou a ser campeão em 1989, vencendo o rival Camela. Quatro anos depois, em 1993, Ipiranga venceu o Aratu, sendo tetra em 1994 em cima do Comércio.
O Campeonato Chã-grandense teria um hiato de nove anos, até voltar a ser realizado em 2003. A final apontou a disputa entre Ipiranga e Camela, com o título do lado ipiranguense,repetindo o feito em 2005. No Campeonato de 2007, o Ipiranga superou o Palmeiras, do Bairro das Palmeiras.
Curiosamente, no ano de 2009, o Ipiranga enfrentou o Palmeiras, mas não o mesmo. Dessa vez foi o time representante do sítio Palmeiras. O time aurinegro venceu a final e faturou seu nono título.
No ano de 2010, na estréia do Barbosão, o Camela superou o rival, vencendo a final do Campeonato, conquistando seu segundo título. Em 2011, com final disputada já em 2012, as duas equipes voltaram a se enfrentar, com o título ficando nas mãos do Ipiranga. Essa foi a última final entre os dois rivais.
Nos próximos campeonatos, com ausências de Ipiranga e Camela, a torcida viu campeões inéditos. Em 2015, o Fumuca bateu o Ipiranguinha, faturando a competição. Em 2017 foi a vez do Baixada, que teve como vice o Ajax. Já em 2018, ano que marcou a volta do Ipiranga (3º lugar), o Guarani ficou com o título em cima do Ipiranguinha, sendo a primeira equipe da zona rural a levantar a taça.
Para brigar pelo título inédito, o Mangueira vai precisar buscar inspiração no principal rival, o Guarani, mas a missão não será fácil. Ipiranga ainda não perdeu na competição, conta com o melhor ataque e uma defesa que sofreu apenas três gols ao longo de todas as fases. Enquanto isso, o Mangueira tem uma derrota, um empate e três vitórias.
No domingo, as duas equipes se enfrentam a partir das 9h, no Estádio Barbosão, com entrada gratuita para os torcedores chã-grandenses. O Chã Grande News transmite ao vivo a partida, no canal no YouTube, em parceria com a Rádio Chã Grande FM 98,5.
0 Comentários