Quem precisa colocar em dia o calendário vacinal, seja da gripe ou da Covid-19, pode aproveitar o mutirão que será realizado pela Secretaria de Saúde de Chã Grande neste sábado (16). Com início às 8h, a ação será realizada no Centro de Fisioterapia, localizado na Avenida São José, área central da cidade. A vacinação seguirá durante todo o dia, de acordo com o cronograma de doses disponíveis.

Serão ofertadas vacinas contra a gripe e a Covid-19. Para a primeira, uma decisão do Ministério da Saúde, seguida pelos estados e municípios, ampliou o público-alvo. Agora, pessoas de qualquer idade podem ter acesso ao imunizante. Antes, a vacinação contra a influenza (gripe) estava destinada a determinados públicos, como crianças, professores, profissionais de saúde e idosos, por exemplo.

Já na vacinação contra a Covid-19, o mutirão estará ofertando a todas as especificações. É possível ter acesso à 1ª e 2ª dose normais; 3ª dose para pessoas acima de 12 anos, que estejam com quatro meses completos da segunda; e também a 4ª dose, voltada para pessoas acima de 40 anos, e que também estejam com quatro meses desde a aplicação da dose anterior.

Para este mutirão, estarão disponíveis a Pfizer Pediátrica, voltada para crianças, a CoronaVac, a AstraZeneca e a Pfizer para o público geral. A aplicação do imunizante vai de acordo com as aplicações anteriores, em casos em que já tenham tomado outras doses, ou também pela idade, caso seja primeira dose.

É necessário apresentar documentos de identificação pessoal, como RG e CPF, além do cartão do SUS. Pessoas que já tomaram uma das doses devem também apresentar o cartão de vacinação. Crianças e adolescentes menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.