Não existe um registro oficial que possa determinar com exatidão quais foram os Campeonatos Chã-grandenses já realizados na história da competição. Mas alguns torcedores mais antigos defendem que esta é a 17ª edição, com a primeira sendo realizada em 1979, num formato totalmente diferente dos atuais.

Segundo o ex-vereador Beto Karias, que vestiu as cores dos principais rivais de Chã Grande, a primeira edição foi disputada com a participação de equipes da cidade e da zona rural, como Freixeiras e Mangueira. A competição não chegou a ser concluída, e o Ipiranga que estava com dois pontos de vantagem sobre o Camela acabou levando o título.

A competição previa jogos simultâneos, na cidade e zona rural. A questão de segurança falou mais alto e a forma de disputa foi logo abandonada nas edições seguintes.

O segundo campeonato só seria disputado em 1985, segundo o registro de Beto Karias. Nesse ano, os jogos passaram a ser centralizados em um único campo, o antigo do Ipiranga onde se localiza hoje o CCI e a Creche. Ipiranga e Ipiranguinha decidiram a competição, com vitória do time principal e o bi-campeonato garantido.

Entre 1986 e 87, dois novos campeões se juntaram ao grupo que estava crescendo. Em 86 foi a vez do Bahia, já extinto nos dias atuais, vencer o Ipiranga. No ano seguinte, a Camela faturou seu primeiro título. O aurinegro só voltaria a ser campeão em 1989, diante da Camela, levantando sua terceira taça.

O Ipiranga ainda repetiu o título em 1993 e 1994, diante de Aratu e Comércio. A competição passaria nove anos sem ser disputada, retornando em 2003, com o clássico decidindo o título. O Ipiranga venceu, voltando a vencer o rival em 2005. Nesse ponto, o Ipiranga já somava sete troféus.

Em 2007 e 2009, o Ipiranga foi novamente campeão. A equipe aurinegra venceu dois Palmeiras. No primeiro, a equipe do Bairro das Palmeiras. No segundo, o adversário foi do sítio Palmeiras.

Já em 2010, o Campeonato Chã-grandense passou a ser disputado no Estádio Barbosão. No primeiro ano de disputa na nova praça esportiva, com gramado, até então novidade, Ipiranga e Camela decidiram a competição. O título ficou com o Camela, sendo sua segunda conquista na história. Os dois rivais voltaram a se enfrentar na final de 2011, disputa no início de 2012, com o título indo para o Ipiranga em cobrança de pênaltis.

A partir de 2015, novos nomes passaram a fazer parte do grupo de campeões do futebol local. Nesse ano foi a vez do Fumuca, que venceu o Ipiranguinha. Em 2017, o Baixada também faturou o título sobre o Ajax. Já em 2018, o Guarani venceu o Ipiranguinha, sendo o primeiro campeão chã-grandense da zona rural.