Auroville / Travel News

Sonhar e realizar. Isso é prioritariamente o que nos mantemvivos e mentalmente “sóbrios”

O sonho que se realiza numa vida, não é necessariamente um sonho, mas uma meta.

Você acorda e verbaliza. Hoje eu buscarei plantar uma árvore. Isso é uma meta, que poderá ser daquele dia, de seus próximos anos ou de uma existência.

Agora quando você afirma: Durante a minha passagem por esse planeta eu vouplantar uma floresta, que vai produzir água e alimentos a curto, médio e longo prazo e mudar a vida dessa e das próximas gerações, isso é um Sonho, no termo mais digno e humano da palavra.

Por isso, que a gente já ouviu nos livros e nas historias contadas por nossos parentes que nasceram antes de nós, pessoas e ou grupamentos humanos que se dedicaram e se dedicam a isso, por vidas e gerações inteiras. Esse tipo de comportamento social pode mudar a vida no planeta terra.

Em 2011, Eu e minha companheira, Maristela Lupe, tivemos a oportunidade de morar numa Ecovila, no sul da Índia, chamada Auroville, durante seis meses.

A Índia é um país cuja área territorial corresponde a 70% do território brasileiro, mas que abriga atualmentealgo em torno de1.40 bilhão de pessoas. É como se num território menor do que o Brasil, vivessem sete vezesanossa população.

Nessa pequena Ecovila chamada Auroville, com área territorial em torno de 10km2, convivem uma população média de 2.500 pessoas, oriundas de várias partes do mundo, de línguas originarias distintas, mas que por um “espaço” de tempo, se dedicam a realizarem juntas o SONHO de construir um local no mundo – para essas e para as futuras gerações – em que povos de diferentes lugares, culturas e religiões possam vivenciar essa experiência humana de construírem essa Unidade Humana na Terra.

Um referencia interessante dessa experiência, enquanto o nosso tema aqui SONHO, é que quando sonhamos – individual ou coletivamente por esses ideais, nos desprendemos desse sentido mais egoísta de posse e focamos sempre naquiloque há de mais belo e Divino em cada Ser Humano, que é o Amor Universal.

Área de práticas de yoga e meditação em Mahabhumi

Até por um sentimento de preservação da espécie, sempre que agimos inspirados nesses sonhos coletivos, trazemos sempre átona e para o foco de nossas decisões, aquilo que é a nossa essência primordial – fazer o bem sem olhar a quem!Agindo assim, acabamos por inspirar pessoas, grupos e a coletividade a realizarem seus sonhos mais nobres e coletivamente mais benéficos para a nossa evolução.

Portanto, deveríamos fazer de nossa existência, a realização de nossos sonhos. De que cada ação nossa traga para a coletividade o bem maior, que a própria vida nos oferece. Que a nossa missão primordial seja transformar a terra num local de plenitude para todos que nela habitam, desde o mineral, passando pelo vegetal, o animal, o humano, até as esferas celestiais!

Que nossa existência seja eterna e nossa jornada um aprendizado!

MahaBhumi, 02 de julho de 2022 – Valter França