Cuidar da Terra, cuidar das pessoas e partilhar os excedentes é o tema central da Permacultura.

Permacultura é uma expressão originada do inglês “Permanent Agriculture” e foi criada por Bill Mollison e David Holmgren na década de 70 do século passado. Ao longo dos anos ela passou a ser compreendida como “Cultura Permanente”, pois passou a abranger uma ampla gama de conhecimentos oriundos de diversas áreas científicas, indo muito além da agricultura. Nos dias atuais, a permacultura transpassa desde compreensão da ecologia, da leitura da paisagem, do reconhecimento de padrões naturais, do uso de energias e do bem manejar os recursos naturais, com o intuito de planejar e criar ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.

Hoje, vamos nos dedicar a esse item, que consideramos prioritário nesse conceito: Como cultivar a terra, gerando vida e impacto positivo.

Na linha do tempo, a arte de cultivar alimentos era tão intrínseca a nossa caminhada na terra, que foi sendo ensinada e repassada de geração em geração, nos permitindo chegar até esse estágio em que nos encontramos. Apenas no meio do século vinte, em decorrência de um “resíduo da guerra”, é que os “cientistas” – aproveitando esses recursos químicos, criaram os chamados agroquímicos.

Passados quase oitenta anos, de fato o volume de produtos alimentícios cresceu, gerando riqueza para uma minoria, e a fome e desnutrição tem como resultado,  problemas sérios para os governos e para a humanidade.

Um exemplo bastante peculiar é o aumento exponencial dos diversos tipos de câncer. O que tem ocorrido, é que as grandes multinacionais do medicamento se tornaram corporações do agronegócio, numa operação “casada” em que você compra o produto alimentício, que aumenta o  consumo nas farmácias e internações nos hospitais.

Além dos subsídios agrícolas que são oferecidos para essa atividade, gerando perda de receita para os governos – tão necessárias para atender as necessidades básicas, como saúde, educação e segurança, essa lógica tem carreado a maior parte dos recursos públicos, arrecadados com o dinheiro de nossos impostos, para o SUS, gerando riqueza para poucos e pobreza, doença e morte para um número cada dia maior de pessoas pelo mundo.

Nós, enquanto seres humanos, precisamos exercer com maestria essa dádiva, visando integrar essa parte em nós advinda de nossa ancestralidade, conjugando-a com nossa vida urbana.

As práticas agroecológicas, agroflorestais e todos esses métodos de regeneração do solo são ferramentas poderosas se tivermos como objetivo a regeneração da vida, em todas as suas etapas, desde o cuidado com o solo, passando pela planta, todos os animais e chegando até nós.  


Aqui em MahaBhumi, desde o início praticamos a Agricultura Biodinâmica. Nossa intenção é criar um espaço de aprendizagem espontâneo, que as pessoas possam ter como inspiração para os seus projetos pessoais. Para que isso seja possível, temos realizado diversas intervenções em nossa área para a recuperação do solo e da mata nativa. Plantamos alimentos para a nossa subsistência enquanto criamos e preservamos os sistemas e ciclos naturais, cuidando da terra e de todos os seres que coabitam nela. Somos uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O que é uma RPPN: é uma categoria de unidade de conservação definida em Lei, cujo objetivo é expandir áreas de preservação ambiental em propriedades particulares. Ou seja, desde que chegamos aqui, assumimos o compromisso com a conservação da natureza.·.

Chã Grande, 06 de agosto de 2022

Fraterno abraço, bom final de semana!

Valter França