A Câmara de Vereadores de Chã Grande aprovou em primeira discussão, nesta quarta-feira (3), o projeto de lei de número 010/2022, de autoria do vereador Jorge Luís (PL). O texto, que ainda passará por uma segunda votação antes de seguir para a sanção do prefeito, Diogo Alexandre, estabelece a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo. O tema vem entrando cada vez mais em debate na cidade, provocando encontros entre os poderes e pais e mães de crianças autistas.

 

As discussões sobre o tema começaram com uma reunião entre um grupo de mães e vereadores, na Câmara. Em seguida, em um encontro maior, também participaram o gestor do município, a secretária de Desenvolvimento Social, Alexandra Gomes, o secretário de Saúde, Jairo Paiva, especialistas no assunto, pais e mães, além do vereador Jorge Luís e da vereadora Ninha de Zé Maria (Avante).

 

O vereador Jorge Luís vem acompanhando de perto as discussões sobre o tema. “É um assunto preocupante, até. Importante e preocupante. Essa Casa não poderia deixar de tratar da forma serena, séria que a gente vem tratando”, disse Jorge sobre a aprovação do PL.

 

A proposta é de que com a sanção, o tema passe a ser discutido na cidade com mais abrangência. Atualmente, cerca de 60 famílias fazem parte do grupo de pais e mães de crianças autistas na cidade, um número que, segundo eles, cresce de forma alarmante. “Eu acho que é dando as mãos que a gente vai fazer com que essas pessoas tenham uma vida melhor”, concluiu Jorge Luís.