OMS / Divulgação |
Dois possíveis casos de varíola dos macacos estão sendo investigados em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, na última quinta-feira (04/08), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) recebeu dois pacientes com quadro clínico sugestivo do vírus Monkeypox, responsável por transmitir a varíola dos macacos. Um deles apresentou lesões bolhosas em membros inferiores e febre. E o outro, febre, máculas em tronco e mialgia.
Os mesmos não possuem história de viagem para locais endêmicos e até o momento, apresentam sintomas leves, receberam atendimento médico, foram medicados e orientados conforme o protocolo do Ministério da Saúde segundo a nota técnica nº 6/2022 da Secretaria Estadual de Saúde.
Realizaram coleta para diagnóstico diferencial e seguem em isolamento até resultados de novos exames comprobatórios. A transmissão do vírus ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados. Um dos pacientes não é residente de Belo Jardim.
Portal Mídia Urbana
0 Comentários