O Instituto Datafolha divulgou na noite desta quinta-feira (22), a sua mais recente pesquisa com intenções de voto para presidente do Brasil. O levantamento foi encomendado pela TV Globo e o jornal Folha de São Paulo. O ex-presidente Lula (PT) registrou oscilação positiva com relação ao levantamento anterior, de 15 de setembro.
O candidato Lula aparece com 47% das intenções de voto. O ex-presidente subiu 2% de acordo com o instituto, no intervalo de uma semana. O presidente Jair Bolsonaro (PL) se manteve com 33%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 7%, seguido de Simone Tebet (MDB), com 5%. Soraya Thronick (UB) tem 1% dos votos.
A pesquisa mostrou ainda que os candidatos Luís Felipe D’Ávila (NOVO), Padre Kélmon (PTB), Sofia Manzano (PCB), Léo Péricles (UP), Vera Lúcia (PSTU) e Constituinte Eymael (DC) não pontuaram. Já os brancos e nulos são 4%, enquanto os que não sabem aparecem com 2%.
Num cenário de apenas votos válidos, quando são excluídos os votos brancos e nulos, o ex-presidente chegou a 50%, oscilando dois pontos para cima. Já Bolsonaro ficou com 35%, tendo 36% uma semana antes. Segundo o Datafolha, ainda não é possível determinar se a eleição será decidida em primeiro turno, ou se será preciso o segundo turno. Para que isso ocorra, é necessário que o primeiro colocado obtenha 50% dos votos mais um.
No cenário de segundo turno, Lula aparece com 54% dos votos. Jair Bolsonaro tem 38%. Os brancos e nulos são 7%, enquanto os que não sabem, ou não responderam, aparecem com 2%.
A pesquisa ouviu 6.754 pessoas em 343 municípios, entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ela está registrada no TSE, com o código BR-04180/2022.
0 Comentários