O ex-presidente Lula (PT) segue na dianteira da nova pesquisa IPEC, encomendada pela TV Globo, divulgada na noite desta segunda-feira (19). O Petista oscilou positivamente tanto me primeiro quanto em segundo turno, enquanto o presidente, Jair Bolsonaro (PL), registrou queda em seus números no segundo turno.

De acordo com o levantamento, Lula tem 47% das intenções de voto no primeiro turno, um a mais que a pesquisa anterior, de 09 de setembro. Bolsonaro se manteve com 31% neste cenário. Segundo o IPEC, ainda não é possível determinar uma vitória do Petista em um primeiro turno.

Ciro Gomes (PDT) aparece com 7%, seguido de Simone Tebet (MDB), que tem 5%. A candidata Soraya Thronick (UB) desponta com 1% das intenções de voto. Brancos e nulos são 5%, um ponto a menos que o levantamento anterior, enquanto os que não sabem ou não responderam aparecem com 4%. Felipe D’Ávila (NOVO), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Padre Kélmon (PTB) não somaram 1% da preferência dos entrevistados.

Em cenário de segundo turno, o ex-presidente registrou também crescimento. No levantamento de uma semana atrás, Lula tinha 53%. Agora, 54%. Bolsonaro também oscilou, mas negativamente. Ele tinha 36% em 09 de setembro. Na pesquisa desta segunda, o presidente aparece com 35%.

A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 17 e 18 de setembro, em 181 municípios brasileiros. Ela apresenta uma margem de erro de 2% para mais ou para menos, e o seu grau de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o código BR-00073/2022.