O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (15), os números da mais recente pesquisa eleitoral sobre a corrida presidencial, encomendada pela TV Globo e pelo Jornal Folha de São Paulo. O levantamento mostra que o ex-presidente Lula (PT) se manteve estável na primeira posição, enquanto o atual presidente, Jair Bolsonaro, oscilou um ponto para baixo.

Lula aparece na dianteira com 45% das intenções de voto. Este é o mesmo percentual registrado pelo petista no levantamento de 09 de setembro. Bolsonaro, por sua vez, tinha 34%, e agora aparece com 33%, dentro da modalidade espontânea, quando os entrevistadores apresentam os nomes dos candidatos. Ciro Gomes (PDT) tem 8%; Simone Tebet (MDB) aparece com 5%; Soraya Thronicke (UB) soma 2% das intenções de voto, fechando o grupo dos que pontuaram.

Luís Felipe D’Ávila (NOVO), Sofia Manzano (PCB), Padre Kélmon (PTB), Léo Péricles (UP), Constituinte Eymael (DC) e Vera Lúcia (PSTU) não chegaram a 1% das intenções de voto.

Brancos, nulos e nenhum aparecem com 4% entre os eleitores, enquanto o percentual de eleitores que responderam não saber em quem votar nas eleições deste ano é de 2%. A pesquisa ouviu 5.926 pessoas em 300 municípios, entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o código: BR-04099/2022.

Válidos – No levantamento, quando excluídos os brancos e nulos, o ex-presidente Lula chega a 48% das intenções de voto. Já o presidente Bolsonaro tem 35%. Para vencer em primeiro turno, é preciso que o primeiro colocado some 50% dos votos mais um, entre os válidos.

Segundo turno – Com a possibilidade maior de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece com 54% das intenções de voto, um ponto a mais que o levantamento anterior. Já Bolsonaro tem 38%, um ponto a menos que em 09 de setembro.