O ex-presidente Lula (PT) ampliou a vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), de acordo com nova pesquisa IPEC, divulgada pela TV Globo nesta segunda-feira (12). O levantamento apresenta também a possibilidade de vitória do Petista em primeiro turno, levando em consideração a porcentagem nos votos válidos.

No cenário de primeiro turno, Lula saiu de 44% para 46%. Já o presidente Bolsonaro se manteve com os 31% do levantamento anterior. Dessa forma, a vantagem do petista aumentou para 15%, a apenas 20 dias do pleito eleitoral de 02 de outubro. Ciro Gomes (PDT) tem 7%, enquanto Tebet (MDB) aparece com 4%. Felipe D’Ávila (NOVO) E Soraya Thronicke (UB) têm 1%.

Os demais candidatos foram citados, mas não chegaram a somar 1% dos votos válidos. São eles: Padre Kelmon (PTB), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU) e Constituinte Eymael (DC).

Os votos brancos e nulos somam 6% dos eleitores entrevistados, enquanto os que não sabem ou não quiseram responder aparecem com 4%.

Nos votos válidos, o ex-presidente Lula aparece com 51% das intenções, um ponto a mais que o levantamento anterior. Isso significa que neste momento, existe a possibilidade de vitória do Petista em primeiro turno, já que na apuração são contabilizados apenas os votos válidos. Para vencer em primeiro turno, um candidato precisa 50% desses votos mais um. Bolsonaro aparece com 35%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 09 e 11 de setembro, ouvindo 2.512 eleitores pelo país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o grau de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o código BR-01390/2022.