A deputada federal Marília Arraes (SD) segue na liderança da disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, mas apresentou uma queda de 5% com relação ao último levantamento. Foi o que apontou a pesquisa IPEC, encomendada pela TV Globo, divulgada na noite desta quarta-feira (21). A vantagem da líder ainda é considerável frente aos adversários, que agora estão empatados numericamente.

Marília Arraes aparece com 33% das intenções de voto. Na segunda posição estão quatro candidatos: Danilo Cabral (PSB), Raquel Lyra (PSDB), Anderson Ferreira (PL) e Miguel Coelho (UB). Todos os quatro apresentam 11% dos votos no primeiro turno. É a primeira vez que os quatro principais concorrentes depois de Marília aparecem com a mesma pontuação.

A pesquisa ainda aponta Pastor Wellington (PTB), João Arnaldo (PSOL), Cláudia Ribeiro (PSTU) e Jones Manoel (PCB) com 1% das intenções de voto. Jadilson Bombeiro (PMB) e Ubiracy Olímpio (PCO) não pontuaram no levantamento. Brancos e nulos são 12%, enquanto os que não sabem são 7%.

A pesquisa ainda simulou três cenários de segundo turno, de acordo com os números do levantamento de 06 de setembro. No primeiro cenário, entre Marília e Raquel, a deputada federal aparece com 53%, enquanto a ex-prefeita de Caruaru tem 28%. Brancos e nulos são 15%, e não sabem aparece com 4%.

Entre Marília e Anderson Ferreira, a vitória também seria da deputada federal.Marília Arraes teria 60% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes aparece com 22%. Brancos e nulos são 14%, e não sabem são 5%.

No último cenário testado, entre Raquel e Anderson, a ex-prefeita de Caruaru venceria com 48% dos votos, enquanto Anderson teria 24%. Nesse cenário, os brancos e nulos sobem a 19%, enquanto os que não sabem são 9%.

A pesquisa ouviu 1.504 pessoas entre os dias 18 e 20 de setembro, em 57 municípios pernambucanos. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE, com o código BR-00352/2022.