A campanha eleitoral de 2022 vai chegando ao seu momento final. Nesta quarta-feira (21), a contagem regressiva aponta que o eleitor está a apenas 11 dias do seu encontro com a urna eletrônica. Com a aproximação do momento mais importante da democracia brasileira, as campanhas seguem em ritmo acelerado por todo o país.

Em Chã Grande, o prefeito Diogo Alexandre (Avante) vem intensificando o ritmo da campanha em prol dos candidatos que apóia: Waldemar Oliveira (federal), Delegado Rossine (estadual) e Marília Arraes (governadora). Desde o dia 16 de agosto, quando foi iniciado o período de campanha nas ruas, o líder político do grupo de situação vem promovendo reuniões diariamente, além de já ter feito comício, passeatas e carreatas.

Se Diogo colocou o bloco na rua, o mesmo não se pode dizer dos adversários. Até o momento, poucas ações foram vivenciadas por parte dos palanques de oposição. Para este ano, quatro grupos disputam o voto dos chã-grandenses contra os nomes apoiados pelo grupo liderado por Diogo Alexandre.

O principal nome entre os oposicionistas é o do ex-prefeito Daniel Alves, que juntou os vereadores Nego de João de Rita e Dandão para definir o apoio a Joaquim Lira (estadual) e Iza Arruda (federal), além de Raquel Lyra (governadora). Apesar disso, desde o início da campanha, Daniel realizou poucas atividades, como uma reunião em sua residência com apoiadores e outra em Lajedo Grande.

Candidato a prefeito nas eleições de 2020, Sérgio do Sindicato ficou sem apoio na Câmara para propagar os seus candidatos, que Eriberto Medeiros (federal) e Júnior Matuto (estadual), com Miguel Coelho disputando o governo estadual. Apesar de possuir um comitê eleitoral, como os demais, Sérgio não promoveu atividades no município com e para seus candidatos.

Também aparecem os palanques de Jamacy Ferreira, mais voltado à direita, com uma chapa completa no PL, do presidente Bolsonaro, e que inclui Nino de Enoque (estadual), André Ferreira (federal), Gilson Machado Neto (senador) e Anderson Ferreira (governador); e Djailton Pires, que já trouxe seu principal candidato, Hélio Guabiraba (estadual), para uma visita na feira livre de Chã Grande. Além dele, também recebem apoio Felipe Carreras (federal), Danilo (governador), Teresa Leitão (senadora) e Lula (presidente).