Escolas municipais e particulares, órgãos públicos e a população chã-grandense saíram às ruas na manhã desta sexta-feira (21), durante a caminhada do Outubro Rosa, que percorreu as principais ruas da cidade. Organizado pela Câmara de Vereadores, as secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde e o grupo de mulheres Amigas do Peito, o evento contou com uma programação especial.

 

O objetivo da caminhada foi reviver os movimentos encabeçados pela saudosa professora Natália Silva, falecida ainda em 2020, e que estava sempre promovendo, através da caminhada pelas ruas de Chã Grande, a conscientização sobre a importância da saúde feminina.

 

Com a cor rosa predominante, como manda a campanha nesse mês de outubro, o público caminhou até a Câmara de Vereadores. Na sede do poder legislativo municipal, a programação seguiu com momentos musicais e palestras voltadas para a importância de tanto as mulheres quanto os homens realizarem o autoexame de mama, além da mamografia para as mulheres, todos os anos.

 

Na Câmara, o evento foi aberto pelo vereador Jorge Luís. Presidente da Casa, Jorge reforçou a importância de se trazer esse tema para o debate com a sociedade chã-grandense, e lembrou também a determinação de Natália Silva e das mulheres integrantes do grupo Amigas do Peito. Estiveram presentes também os vereadores Andreson de Agrício e Ninha de Zé Maria, além dos secretários Jairo Paiva (Saúde) e Alexandra Gomes (Desenvolvimento Social).

 

De forma paralela, a Prefeitura de Chã Grande também disponibilizou a visita do carro de mamografia, atendendo mais uma centena de mulheres chã-grandenses. O veículo, equipado com mamógrafo, está na cidade desde quinta (20).