Familiares e amigos de Drª Quitéria Lúcia renderam as últimas homenagens à psicóloga, na tarde desta quarta-feira (19), no Cemitério Vale da Saudade, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Fundadora da Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental (AUFA-SM), e responsável pela implantação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-ABC), Drª Quitéria faleceu na última terça-feira (18), aos 63 anos.

Ela estava internada no hospital do IMIP, em Recife. A causa da morte não foi divulgada. A notícia, ainda na terça, provocou comoção entre os chã-grandenses, já que ela atuou ativamente na saúde mental e na inclusão social no município.

Uma comitiva de Chã Grande, formada por membros da AUFA-SM, do CAPS-ABC e amigos de Drª Quitéria, esteve presente no sepultamento. O prefeito, Diogo Alexandre, também participou da cerimônia de despedida da psicóloga.

Em suas redes sociais, Diogo destacou a importância do trabalho desempenhado por Drª Quitéria no município. “Incansável lutadora pela inclusão social e o tratamento humanizado”, disse o gestor. “Levaremos adiante, em nossas ações cotidianas, o que ela sempre priorizou como virtude”, complementou.

Homenagens – Drª Quitéria Lúcia também foi lembrada na Câmara de Vereadores, onde foi apresentado um voto de profundo pesar pelo seu falecimento. A vereadora Célia de Jaci (Avante), bem como os vereadores Ninho Mototáxi (Avante), Gilvan Bolão (Avante) e Jorge Luís (PL) usaram a tribuna da Casa Paulo Viana de Queiroz para homenagear a psicóloga.