O IPEC divulgou na noite deste sábado (29), a sua última pesquisa presidencial, antes do segundo turno deste domingo, entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O levantamento é encomendado pela TV Globo, e mostra uma vantagem do ex-presidente sobre o atual, que chega a oito pontos percentuais dentro dos votos válidos.

No cenário de votos totais, Lula aparece com 50% da preferência do eleitorado. Enquanto isso, o presidente Bolsonaro soma 43%. Os brancos e nulos são 5%, e o índice de eleitores que não sabem ou não responderam é de 2%.

Em votos válidos, quando excluídos brancos, nulos e indecisos, Lula chega a 54%, enquanto Bolsonaro tem 46%. Esse é o modelo utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral para definir o resultado das eleições no país.

A pesquisa ouviu 4.272 pessoas, em 236 municípios brasileiros, entre 27 e 29 de outubro. O levantamento apresenta uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%. O registro no TSE é o BR-05256/12.