Arquivo / Agência Brasil |
Os números, que estão no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), correspondem até o último dia 1º de outubro, quando terminou a 39ª semana epidemiológica.
Do total de casos registrados, 1.112 são mulheres gestantes com suspeitas de uma destas arboviroses: dengue, Zika e chikungunya. Entre elas, 538 realizaram coleta para exames laboratoriais: 88 tiveram confirmação para dengue, 230 para chikungunya e 377 obtiveram resultado negativo para Zika.
Em relação ao número de casos prováveis, quando comparado ao mesmo período do ano anterior (até a 39ª semana epidemiológica), observou-se diminuição de 33,4% nos casos suspeitos de dengue, 36,3% de chikungunya e aumento de 27,1% nos casos de Zika.
Até o dia 1º de outubro, foram confirmados 6.883 casos de dengue, 9.716 de chikungunya e oito 8 de Zika.
Foram confirmadas cinco mortes por arboviroses, sendo dois devido à dengue e três decorrentes da chikungunya.
Em Pernambuco, quando se analisa o volume de casos prováveis de dengue nas 184 cidades do Estado, 82 municípios estão em situação de baixa incidência (>0 e 100 casos prováveis/100.000 habitantes), 54 em situação de média incidência (>100 e menor que 300 casos prováveis/100.000 habitantes) e 46 em situação de alta incidência (300 casos prováveis/100.000 habitantes).
O Distrito Estadual de Fernando de Noronha está com alta incidência.
A maior preocupação é com os municípios de Cedro, Salgueiro, Tracunhaém e Machados, com coeficientes de incidência acima de 2.000 casos/100.000 habitantes.
Dois municípios não registraram casos prováveis (Casinhas e Itaíba).
Um outro recorte sobre a incidência dos casos de dengue em Pernambuco, percebe-se que 42 municípios registraram as formas graves de dengue, incluindo o Recife e algumas outras cidades da Região Metropolitana. Veja quais são as cidades:
Abreu e Lima, Aliança, Arcoverde, Belém de São Francisco, Brejo da Madre de Deus, Buenos Aires, Buíque, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Camutanga, Carpina, Custódia, Floresta, Glória do Goitá, Goiana, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Jataúba, Lagoa do Itaenga, Lajedo, Limoeiro, Olinda, Paudalho, Paulista, Pesqueira, Recife, Sairé, Santa Maria da Boa Vista, São Lourenço da Mata, Surubim, Timbaúba, Vitória de Santo Antão, Brejão, Caruaru, Gravatá, Panelas, Pedra, Poção, Pombos, Santa Terezinha, Serra Talhada.
Houve duas mortes confirmadas por dengue em Pernambuco este ano: um residente do município de Quipapá e um no município de Pombos.
A Voz da Vitória
0 Comentários