O primeiro levantamento do Datafolha, encomendado pela TV Globo e o jornal Folha de S. Paulo, e divulgado nesta sexta-feira (7), reforça a liderança do ex-presidente Lula (PT) na corrida presidencial, neste segundo turno. Esta é a primeira pesquisa do instituto na segunda etapa da eleição que vai definir o presidente da República.

Lula aparece com 49% das intenções de voto, num cenário de votos totais. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 44%. Brancos e nulos somam 6%, enquanto não sabem ou não responderam 2%.

No cenário de votos válidos, quando são excluídos os brancos, nulos e indecisos, e são computados apenas as intenções de voto em candidatos, Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47%. Essa é a fórmula utilizada na apuração dos votos.

A pesquisa ouviu 2.884 pessoas, entre 05 e 07 de outubro, em 170 municípios brasileiros, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiança é de 95%, e ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o código BR-02012/2022.