João Henrique / Cortesia

A Câmara de Vereadores de Chã Grande deu início a um projeto que busca proteger dados disponibilizados na Internet. O pontapé inicial do projeto foi nesta quarta-feira (9), quando vereadores, servidores e colaboradores participaram de um workshop ministrado pela advogada Lorena Uchôa, especialista no assunto.

 


Durante a apresentação, a advogada trouxe informações importantes sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que trata sobre como instituições públicas e privadas devem trabalhar com os dados pessoais. Além disso, a LGPD também orienta sobre a forma correta que essas informações devem ser armazenadas, evitando assim que criminosos possam ter acesso.

 

Atualmente, a Câmara de Vereadores dispõe de diversos serviços online, como o portal de informações e o de Transparência. Dessa forma, diversos dados estão circulando na grande rede, sejam dos vereadores, dos servidores, colaboradores ou até da população que acessa esses serviços.

 

O presidente da Câmara, Jorge Luís (PL) destacou a importância da iniciativa. “Temos buscado mais transparência para o poder legislativo, mas não podemos esquecer também de proteger os dados das pessoas. No mundo cada vez mais tecnológico em que vivemos, é fundamental termos também essa preocupação”, disse.

 

Os próximos passos serão voltados para formações por setores da estrutura administrativa da Câmara, como os que lidam diretamente com os dados. Vereadores também passarão pela formação.