Os vereadores de Chã Grande decidem nesta segunda-feira (12), partir das 20h, quem estará à frente da Casa Paulo Viana de Queiroz pelos próximos dois anos. O legislativo municipal se reúne para a eleição da mesa-diretora da Câmara, que conta com três cargos: presidente, primeiro-secretário e segundo secretário. Os eleitos comandarão os destinos da Casa entre 2023 e 2024.

 


As chapas que devem concorrer aos cargos podem se inscrever durante a sessão ordinária. Após esse processo, os vereadores poderão então votar. A votação ocorrerá de forma nominal e aberta. Isso quer dizer que os parlamentares precisam indicar em plenário para quem vai o seu voto.

 

Na última eleição da mesa-diretora, em janeiro de 2021, apenas uma chapa foi inscrita para a disputa, sendo presidida por Jorge Luís. Para esse ano ainda não há a definição de quantas serão inscritas, mas alguns nomes despontam como possíveis candidatos.

 

Atual presidente, Jorge Luís deve disputar a reeleição. Ele está na presidência desde 2017, e colocou como seu principal foco a transparência na gestão. Tanto que este ano, a Câmara de Chã Grande atingiu o primeiro lugar no índice de transparência do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

 

O principal nome na oposição a Jorge Luís é o de Demir (Avante), que ocupa a primeira-secretaria da Casa. Em seu segundo mandato como vereador, Demir pode ser candidato a presidente da Câmara pela primeira vez. Ele até ensaiou disputar o cargo na eleição passada, mas acabou ficando como primeiro-secretário.

 

Para que a eleição possa ser realizada, é preciso que se façam presentes pelo menos seis vereadores. Na última reunião, realizada quarta-feira (7), apenas cinco parlamentares participaram. Com a ausência de quórum, matérias que estavam em pauta não foram votadas.