Foto: Marcos Silva

 

A comunidade rural de Freixeiras esteve em festa neste domingo (11). Com a participação dos fiéis, foi celebrada a missa de encerramento da festa religiosa dedicada a São Roque, padroeiro da região. Centenas de pessoas participaram da celebração em homenagem ao santo, numa tradição já quase centenária.



A missa campal contou com a celebração do Padre Diozene Francisco, pároco de Chã Grande. Antes, os fiéis seguiram em caminhada, com a procissão com a imagem do santo, que se seguiu até a capela, uma das mais antigas do município.

Histórias populares dão conta de que a festa religiosa dedicada a São Roque começou após a peste bubônica que teria atingido a região de Freixeiras, ao mesmo tempo em que Chã Grande também sofria com a doença. Centenas de pessoas teriam sido vítimas fatais da infecção, o que teria motivado uma promessa dedicada aos santos São Sebastião e São Roque, que na tradição católica são protetores contra a peste.

Desde então, a comunidade mantém uma forte devoção ao santo, assim como ocorre na área urbana com São Sebastião, no início do ano.