Entre os meses de maio e julho, a região recebe uma quantidade maior de chuvas. É o período conhecido como “quadra chuvosa”, e que também coincide com o inverno, que, no calendário, dura entre junho e setembro. É por conta das chuvas mais frequentes nesse período que aumentam os riscos de deslizamentos de barreiras.

 


Com o intuito de promover o monitoramento dessas áreas na cidade, a Prefeitura de Chã Grande colocou em prática uma força-tarefa. O grupo reúne as secretarias de Administração, Obras e Infraestrutura e Urbanismo, além da Defesa Civil do município e Núcleo de Segurança.

 

Nesta sexta-feira (16), o grupo se reuniu emergencialmente. O primeiro objetivo do encontro foi elencar os pontos vulneráveis na cidade, levando em considerações as precipitações dos últimos dias. Diversos relatos foram repassados ao contato da Defesa Civil sobre riscos de deslizamentos.

 

Após a reunião, a força-tarefa já começou o trabalho de análise das áreas de risco e de colocação de lonas nessas áreas. Um dos primeiros pontos visitados foi o loteamento Antônio Amaro, que fica próximo ao centro da cidade. O secretário de Administração, Emeson Campos, participou da ação, coordenando os trabalhos no local.

 

“Aqui já tivemos algumas intervenções desde o ano passado, como a construção de escadarias. Estamos repondo as lonas, que se desgastaram com o passar do tempo. O nosso aviso à toda a população é de que onde houver área de risco, alguma encosta com risco de deslizamento, entre em contato conosco”, destacou Emeson.

 

A Defesa Civil de Chã Grande disponibiliza um telefone para contato. O órgão pode ser acionado através do (81) 9 9284 – 8667. O número também serve para o contato através do Whatsapp.