Com a proposta de ofertar para dezenas de famílias chã-grandenses uma segunda geração de renda, além da agricultura, o município lança nesta sexta-feira (18) o projeto Mel da Chã, com a distribuição de 300 caixas para a criação de abelhas no município. A iniciativa reúne esforços da gestão municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Sustentabilidade, além de parceiros como o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério Público de Pernambuco e a CEDEC.
O lançamento do projeto, com a entrega das caixas aos apicultores, está previsto para as 9h,na quadra de esportes da escola XV de Março. O público também poderá conhecer mais sobre a iniciativa, inovadora no município. Ao todo, dez famílias que já lidam com a agricultura vão fazer parte do projeto. Além das caixas, onde serão alojadas as abelhas para a produção de mel, os beneficiários receberão também o fumigador e os equipamentos de proteção individual (EPI).
“O projeto vem para desenvolver tanto as cadeias produtivas que já existem como implantar as novas cadeias”, explica o secretário de Desenvolvimento Agrário e Sustentabilidade, Joseildo Martins. Dessa forma, todos os beneficiários passaram por uma formação na área, junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). “A ideia principal é gerar uma segunda renda para a produção rural, mas também tem o víeis de trabalhar a sustentabilidade”, complementa.
E é justamente a sustentabilidade um dos pontos mais importantes do projeto. O desenvolvimento da agricultura se faz com a presença das abelhas, já que são responsáveis pela polinização de plantas. De acordo com Joseildo, a proposta é mostrar para as comunidades rurais a importância do inseto para o desenvolvimento do alimento. “Não adianta o agricultor fazer toda a cadeia produtiva se não tiver a polinização, pois é o fator principal para que ele possa garantir o fruto”, destaca.
Após a implantação e o começo da produção, a ideia é formalizar parcerias para que o produto entre no mercado consumidor. Segundo o secretário, uma dessas parcerias deve ser efetivada com a Cooperativa Agropecuária de Chã Grande, que vai realizar o envasamento desse produto para que possa ser comercializado.
No município, o projeto ganhou o nome de Mel da Chã, numa forma de homenagear também a geografia chã-grandense. Em Pernambuco, a proposta já contempla quatro cidades, levando em conta a geração de renda para famílias e o fortalecimento da agricultura através da preservação das abelhas.
0 Comentários