Foto: Robson Santos / TV Asa Branca


No município de São Caetano, região Agreste de Pernambuco, uma aposentada já centenária tem um compromisso importante todos os dias. Maria Joaquina, que celebrou os 100 anos no último sábado (23) é estudante do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente no terceiro ano do ensino fundamental, a aposentada busca recuperar o tempo em que não conseguiu estudar quando mais nova.

Agricultora aposentada, Dona Maria Joaquina precisou trabalhar desde cedo para vencer as dificuldades, inclusive de alimentação. Foi assim que conseguiu criar os filhos. Dos 11 que teve ao longo da vida, sete estão vivos. Ao todo, 40 netos, 30 bisnetos e seis tataranetos ainda fazem parta da descendência da matriarca.

O início no mundo dos estudos começou há três anos. Desde então não parou mais a vontade de aprender. “Eu sinto gosto em estudar, prazer. Se não tiver paciência, não vai. Quem corre, cansa. Quem espera por Deus não cansa”, disse a aposentada, em entrevista ao G1.

Dona Maria Joaquina vive atualmente na zona rural de São Caetano, na Vila Santa Luzia. A idosa vive, nos dias de hoje, uma vida mais sossegada, dividindo os estudos com a costura e outras atividades domésticas.

Com informações do G1 Caruaru e Região