Os candidatos que estão na disputa por uma das vagas de conselheiro tutelar do município de Chã Grande já podem iniciar suas campanhas. A abertura do calendário foi nesta segunda-feira (4). A etapa faz parte também do processo de escolha, coordenado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca).

 


Para este ano, 16 candidatos estão na disputa por uma das cinco vagas titulares do Conselho Tutelar de Chã Grande. Dos atuais conselheiros tutelares, quatro disputam a reeleição, enquanto uma optou por não participar do processo de escolha, despedindo-se da função ao final do mandato.

 

O período de campanha, que segue uma série de normativas estabelecidas pelo Ministério Público, segue até o dia 30 de setembro. Neste período, os candidatos serão avaliados também pelo Condeca e pela Promotoria de Justiça da cidade, como forma de garantir que suas campanhas sejam realizadas seguindo as regras previamente determinadas.

 

A escolha dos conselheiros será no domingo (1º), de forma unificada em todo o país como ocorre desde 2015. Os eleitores do município, em dia com a Justiça Eleitoral, poderão exercer o voto, escolhendo até cinco candidatos na cédula de votação. A participação do eleitor é facultativa. Todas as urnas serão instaladas na Escola Municipal XV de Março, que vai funcionar das 8h às 17h.