Reprodução / Redes Sociais


Viralizou nas redes sociais um vídeo de um policial militar pedindo uma adolescente de 15 anos em casamento. As imagens mostram o PM fardado em frente ao colégio municipal onde a menina estuda, em Toritama, no Agreste de Pernambuco, entregando um buquê de flores e a aliança. O Ministério Público do estado, ao tomar conhecimento do caso, pediu uma investigação acerca do relacionamento entre os dois.

De acordo com o MPPE, a Promotoria de Justiça acionou o Conselho Tutelar do município e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) para que emitam relatórios e façam o acompanhamento do caso.

A Polícia Militar de Pernambuco, através de nota, disse que o policial vai passar por um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), que deve apurar a conduta do agente público. O PM faz parte do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI).

No Brasil, casamentos envolvendo menores de idade só podem ocorrer a partir dos 16 anos, desde que exista a autorização por parte dos pais ou responsáveis. Essa mudança na legislação entrou em vigor em 2019. Antes da alteração, os casamentos com menores de 18 anos poderiam ocorrer em dois casos: gravidez ou para evitar o cumprimento da pena quando ocorria relação sexual com menores de 14 anos, já que se configura como crime com reclusão de até 15 anos.