Foto: Raphael Cunha / Retrô


A edição de número 109 do Campeonato Pernambucano começa nesta quarta-feira (10). Com a participação de dez equipes, o estadual terá jogos espalhados até o próximo domingo (14), ainda na primeira rodada. A abertura da competição será na Arena de Pernambuco, com o duelo entre Retrô e Porto, às 19h.

Já na quinta (11), o Santa Cruz, recém eliminado na Pré-Copa do Nordeste, vai encarar o Maguary, a partir das 20h, no Arruda. O tricolor tem apenas o estadual para tentar calendário mais cheio para o ano que vem, já que este ano ficou de fora do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

No sábado (13), Petrolina e Sport se enfrentam às 16h, na Arena de Pernambuco. Apesar de o mando de campo ser do time sertanejo, o duelo será em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. Para o Sport, o jogo será praticamente em casa, já que o Leão deve utilizar o estádio como seu mando de campo enquanto a Ilha do Retiro passa por reformas.

A rodada fecha no domingo, com duas partidas. Às 16h, Náutico encara o Flamengo de Arcoverde, nos Aflitos. O adversário do alvirrubro teve poucos dias para montar o seu elenco após a desistência do Salgueiro. Um pouco mais tarde, a partir das 18h, Central enfrenta o Afogados da Ingazeira, no Lacerdão.

Para cada equipe, a competição tem um gosto diferente. Enquanto Sport, pela folha salarial que apresenta este ano, sendo maior que todos os adversários juntos, é tido como favorito, Retrô e Náutico buscam beliscar o Leão. Já o Santa precisará disputar contra os intermediários por um calendário em 2025.

Campeões – O ranking de títulos é liderado pelo Sport, que soma 43 conquistas. O Santa Cruz vem em segundo, tendo vencido o Campeonato 29 vezes. O terceiro lugar é do Náutico, que tem 24 títulos. América (6), Torre (3), Tramways (2), Salgueiro (1) e Flamengo (1) fecham o grupo dos campeões.